Elas viraram sementes...
O dia 14 de março, que marca os seis anos do assassinato da vereadora do Rio de Janeiro e seu motorista, Marielle Franco e Anderson Gomes, não deixou de ser uma data de dor e tristeza. Mas as mulheres têm um jeito muito especial de viver o luto, elas o vivem construindo estratégias de fortalecimento para suas lutas. E esse ano ela tem um jeito bem especial, começará em Brasília, a capital do poder, o primeiro Curso de Especialização em Direitos Humanos, Participação Social e Promoção da Saúde das Mulheres, da Fiocruz Brasília. A aula magna será realizada pela jornalista, escritora, doutora em ciências da comunicação e professora da USP e PUC-SP, Dra. Rosane Borges.
O curso, disponibilizado nas categorias especialização e curso livre, surpreendeu a organização pelo elevado número de candidatas, de 125 pessoas para o nível de especialização e mais de 200 para o curso livre. Quanto aos cursos de origem, a procura foi de profissionais do Direito, Serviço Social, Comunicação Social e os do setor Saúde. Outro dado interessante é que além das pessoas ligadas aos movimentos sociais, a procura foi de técnicas dos poderes executivos, legislativo e do judiciário em todos os níveis.
Integrante da Coordenação Político Pedagógica, Virgínia Corrêa, analisa a elevada procura pela formação. Para ela, isso reflete “a necessidade de se discutir mais sobre o direito para as mulheres. Uma formação com o olhar para a luta, para os direitos e que dialoga com as pessoas que fazem essa defesa no governo e nos movimentos sociais é algo diferente. Acreditamos que essa especialização pode fazer o seu marco na busca por direitos e conquistas por uma sociedade justa e onde as mulheres possam acessar os seus direitos. Acreditamos também que esse é um dos caminhos para a diminuição das violências e dos abusos”, explica.
O Curso
A formação-ação se propõe a fortalecer a participação e a atuação das mulheres nos espaços de decisão e gestão, vai trabalhar a saúde numa compreensão ampliada e diretamente influenciada pela determinação social e os determinantes ambientais, culturais, econômicos e sociais. Ela também busca qualificar as mulheres para que atuem nas ações de promoção e vigilância da saúde, ambiente e trabalho com ênfase na saúde integral das mulheres.
Serviço:
📅 14/03/2024 - Ato de Abertura do Curso (Auditório Externo da Fiocruz Brasília)
17h 🌸 Acolhida e ato de abertura com autoridades que atuam pelo Direitos das Mulheres no parlamento, no executivo, na academia e no movimento social.
19h 🌸 Aula magna com a 🧑🏾🏫Professora Dra. Rosane Borges