O Curso Livre de Aperfeiçoamento em Promoção e Vigilância em Saúde, Ambiente e Trabalho: com ênfase na saúde integral das mulheres, e que chameremos carinhosamente de Curso de Formação de Saúde para as Mulheres, é resultado da parceria entre o coletivo de parlamentares mulheres da Câmara dos Deputados e a Escola de Governo – Fiocruz Brasília. E um projeto que tem como base a realidade de vulnerabilidade em que as Mulheres vivem.
Somos o Curso Livre de Aperfeiçoamento em Promoção e Vigilância em Saúde, Ambiente e Trabalho: com ênfase na saúde integral das mulheres, e que nos chamaremos carinhosamente de Curso de Formação de Saúde para as Mulheres.
Neste grave momento que estamos passando com a existência e persistência da crise sanitária da pandemia da Covid-19, as históricas situações de iniquidade e de vulnerabilidade social das mulheres se colocam com maior destaque estendendo e multiplicando em diversas outras crises (econômica, política, científica e ecológica) provocadas, principalmente, pela falta de compromisso e estratégia no enfrentamento político das mesmas.
Neste cenário, a situação no Brasil se torna ainda mais difícil, houve aumento da sobrecarga doméstica, desemprego, redução ou ausência de renda, aumento da violência dentro e fora dos lares. No entanto, muitas Mulheres têm mediado e articulado ações de resistência e solidariedade em diversas comunidades por meio da organização popular. Esse processo de formação nasce com este propósito: fortalecer e valorizar essas mulheres, que estão presentes e garantindo a vida onde o Estado não chega.
O Curso Livre de Aperfeiçoamento em Promoção e Vigilância em Saúde, Ambiente e Trabalho: com ênfase na saúde integral das mulheres, e que chamaremos carinhosamente de Curso de Formação de Saúde para as Mulheres, é resultado de muitas mãos e em diversos espaços. Destacamos aqui ao nome das pessoas que se envolveram diretamente na construção e realização deste curso:
Equipe do Programa de Promoção da Saúde, Ambiente e Trabalho da Fiocruz Brasília
Ana Paula Andrade Silva Milhomem
Ana Paula Dias de Sá
André Luiz Dutra Fenner
Bianca Coelha Moura
Camila Lima Gomes
Fátima Cristina Cunha Maia Silva
Gabriel Cunha Maia Silva
Gislei Siqueira Knierim
Henrique Guedes Formiga
Ivandro Claudino de Sá
Juliana Bonassa Faria
Virgínia da Silva Corrêa
Equipe das Coordenadoras Locais e Educadoras Populares
Coordenadoras Locais
Ana Paula Dias de Sá (Ceará)
Elisvania Lopes Garcia Nascimento. Nome social: Elis (Alagoas)
Gislei Siqueira Knierim (Rio de janeiro)
Judite da Rocha (Tocantins)
Rosely Fabrícia de Melo Arantes (Pernambuco)
Waleska Coelho Sajnovisch de Gouveia (Distrito Federal)
Educadoras Populares
Alagoas
Alessandra Maria da Rocha
Lannay Egidia Pereira dos Santos
Maria Aline Vital da Silva
Mirelle Barbosa dos Santos
Nivea Queiroz Silva
Ceará
Ana Cássia Ferreira Firmo
Camila Thaís Lima Rocha
Clarissa Ale Passos
Juliana da Guia dos Anjos
Maria Ivanilde Fidelis Damasceno Rabelo
Mayana de Azevedo Dantas
Distrito Federal
Andreza Lima Nascimento
Damiana Bernardo de Oliveira Neto
Estela Souza Sena
Joice Marques
Sandra Maria da Silva Cantanhede
Pernambuco
Claudia Maria Carlos
Cristiane Lina de Araújo
Luana Figueiras de Sousa
Maria de Lordes da Silva
Rozeane Maria Mendes
Vanilma Cavalcante dos Santos
Rio de Janeiro
Ana Vitória França Santos Lucena
Bianca Gomes
Maria Moreno Pinto Martins Farias
Tocantins
Judite da Rocha
Maria Celma Pereira Balbino
Maria do Carmo Correia Martins
Maria Valcinaeide Soares Sousa
Nataly Neves Campelo
Suenilde Araújo Carvalho
Apoio ao Projeto
Comissão de Diretos da Mulher
Secretaria de Mulheres da Câmara dos Deputados
Deputadas Federais
Alagoas – Deputada Federal Tereza Nelma
Ceará – Deputada Federal Luiziane Lins
Distrito Federal – Deputada Federal Érica Kokay
Pernambuco – Deputada Federal Marília Arraes
Rio de Janeiro – Deputada Federal Soraya Santos
Tocantins – Deputada Federal Professora Dorinha Seabra
Revisores
Danielle Fermiano dos Santos Gruneich
Fabiana Mascarenhas Santana
Manuela Ferreira de Saboia Lima
Maria Emília da Silva
Maria Fernanda Marques Fernandes
Ramiro Galas Pedrosa
Rosely Fabrícia de Melo Arantes
Essa formação é construída por Mulheres, com Mulheres e para as Mulheres, que se propõem à contribuir para formação, qualificação e fomento do debate de novos conhecimentos e saberes de base territorial. Formando multiplicadoras em Promoção e Vigilância em Saúde, Ambiente e Trabalho com ênfase na Saúde Integral das Mulheres; visando a construção de soluções para os problemas locais das mulheres no campo da promoção e vigilância da saúde com foco na construção de Territórios Saudáveis e Sustentáveis, suas relações intersetoriais e práticas.
ALAGOAS;
- Comunidade Quilombola do Carrasco - Arapiraca
- Comunidade de Quilombo Jaqueira - Anadia
- Comunidades Quilombolas, Mariana, Jussarinha e Filus – Santana do Mundaú
- Comunidades Quilombolas de Poços do Lunga, Sitio Volta e Mameluco- Taquarana
- Comunidade das Marisqueiras e Terreiros - Maceió
CEARÁ;
- Comunidade da Barra do Ceará- Fortaleza
- Comunidade Indígena Tapeba- Caucaia
- Comunidade Indígena Anacés- Caucaia
- Comunidade Quilombola – Tauá
- Comunidade rural e urbana – Russas
- Comunidade rural e pesqueira – Itapipoca
DISTRITO FEDERAL;
- Comunidade Rural e Aquilombamento urbano- Ceilândia
- Comunidade Rural de Sobradinho e Mulheres da Estrutural- Sobradinho
- Comunidade Rural- Planaltina
- Comunidade Rural - São Sebastião
- Mulheres do Gama
PERNAMBUCO;
- Comunidade Rural – Caruaru
- Comunidade Quilombola- Salgueiro
- Comunidade Pesqueira de Brasília Teimosa - Recife
- Comunidade de Peixinhos – Olinda
- Comunidade Quilombola- Triunfo
RIO DE JANEIRO;
- Maricá
- Duque de Caxias
TOCANTINS;
- Pequenas Agricultoras de Taguarizinho - Araguatins
- Comunidade Rural de Santa Cruz - Araguatins
- Comunidade Urbana - Porto Nacional
- Comunidade atingida por barragem – Porto Nacional
- Comunidade do Setor Janaína – Palmas
- Comunidade Rural – Novo Acordo
Trazendo essa informação de maneira mais suscinta, o curso está estruturado com duração de 6 (seis meses) distribuidos em 4(quatro) ciclos educativos sendo o último dedicado às ações de intervenção nos territórios. Cada ciclo está organizado em tempos aula expositiva por meio virtual no formato live o que permite que o conteúdo possa ficar gravado e disponível para revisão, esse momento aula virtual será para todas as turmas. Por turma em cada ciclo existem momentos de atividade em grupos locais que podem ser presenciais e/ ou virtuais atendendo aos critérios de segurança sanitária em relação a transmissão do coronavírus.
- 03 (três) ciclos com aulas virtuais e um (1) último ciclo presencial, caso a situação pandêmica esteja controlada e permitir a participação com segurança.
Ciclo 1 - Saúde e Direitos Humanos para as Mulheres
Ciclo 2 - Autogestão, Geração de renda e Economia para as Mulheres
Ciclo 3 - Promoção e Vigilância da Saúde da Mulher
Ciclo 4 - Apresentação dos Projetos de Ação Local realizado pelas Educandas e encerramento do Curso. - formação: espaços de diálogo, formação e estudos entre as Educadoras e as Educadoras; a princípio virtual, com a possibilidade de alguns encontros presenciais, desde que garantidas as devidas condições sanitárias.
- Encontros das Educandas com mulheres dos territórios/comunidades para estudos (com os temas dos ciclos), debates e realização de oficinas de cuidados (com o corpo, mente e com a outra), alimentação saudável, manejo de hortas caseiras, plantas medicinais, entre outros temas, conforme a demanda local.
Para apoiar o aprendizado, teremos na metodologia da Alternância a possibilidade de unir o conteúdo aprendido e construído em conteúdo aplicado, numa relação permanente de formação-ação. Os recursos pedagógicos a serem utilizados são:
- Aulas virtuais que tratarão dos temas propostos, ocorrerão com frequência quinzenal e duração de aproximadamente duas horas.
- Site onde estão disponíveis as informações sobre o curso, os ciclos formativos, a experiência em cada estado onde ocorrerá a formação, novidades e muita informação para apoiar as mulheres em suas lutas diárias.
- Cadernos Pedagógicos com os textos centrais da formação, divididos em ciclos e disponíveis no formato impresso e digital.
- Momentos com as Educadoras e entre o grupo: momentos virtuais de reuniões e grupos de whatsApp e de acordo com as condições da pandemia, também poderão ocorrer encontros presenciais.