Lugar de mulher é onde ela quiser!
“Pra mudar a sociedade do jeito que a gente quer, participando sem medo de ser mulher [...]”. O refrão da canção de Zé Pinto, conhecida nos movimentos sociais e pastorais populares, é entoado para afirmar a necessidade da presença feminina nas esferas historicamente negadas do poder. Compreendendo que a saúde tem sido uma das portas de entrada por onde elas acessam e disputam esses espaços, a Escola de Governo Fiocruz-Brasília realizará o Curso de Especialização em Direitos Humanos, Participação Social e Promoção da Saúde das Mulheres, promovido pelo Programa de Promoção da Saúde, Ambiente e Trabalho (PSAT). As inscrições começam hoje (04/10) e vão até 05 de novembro de 2023.
A formação-ação, que busca fortalecer a participação e a atuação das mulheres nos espaços de decisão e gestão, vai trabalhar a saúde numa compreensão ampliada e diretamente influenciada pela determinação social e os determinantes ambientais, culturais, econômicos e sociais. Ela também se propõe a qualificar as mulheres para que atuem nas ações de promoção e vigilância da saúde, ambiente e trabalho com ênfase na saúde integral das mulheres. Dimensão observada durante a pandemia da covid-19 e as diversas ações formativas e de cuidados desenvolvidos nos territórios, a exemplo do nosso Curso de Formação de Saúde para as Mulheres.
A Especialização está diretamente ligada a Promoção da Saúde das Mulheres, na perspectiva dos Direitos Humanos, a Participação Social das Mulheres e a equidade como forma de garantir a igualdade de condições para o acesso aos Direitos. Tendo como temáticas estruturais a Vigilância em Saúde, a Saúde Ambiental e das Trabalhadoras, além de políticas públicas como as Políticas Nacionais de Saúde Integral das Mulheres (PNSIM); Saúde Integral das Populações do Campo, da Floresta e das Águas (PNSIPCFA) e a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT).
Esta formação é toda voltada para o público feminino, sendo ao todo 60 vagas voltadas à formação das trabalhadoras do serviço público, pesquisadoras e lideranças dos movimentos sociais. 12 vagas são para candidatas que se autodeclararem negras, quatro para pessoa com deficiência e duas para indígenas.
O Curso de Especialização em Direitos Humanos, Participação Social e Promoção da Saúde das Mulheres é presencial e as aulas serão na Escola de Governo Fiocruz-Brasília, situada na Avenida L3 Norte, Campus Universitário Darcy Ribeiro. Serão quatro módulos de aprendizagem e a escrita do trabalho final (TCC), iniciando no dia 14 de março de 2024, com finalização prevista para o dia 22 de março de 2025, totalizando 390h.
O processo seletivo consiste na avaliação da carta de intenções e do currículo. Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe do Programa de Promoção da Saúde, Ambiente e Trabalho pelo e-mail: psat@fiocruz.br.