Recordar é viver!
Voltar as notícias

Recordar é viver!

Sistematização, mais do que entrega de um produto chega às mãos das centenas de mulheres que participaram do Curso Livre de Aperfeiçoamento em Promoção e Vigilância em Saúde, Ambiente e Trabalho: com ênfase na saúde integral das mulheres (carinhosamente chamado como Curso de Formação de Saúde para as Mulheres) um projeto de porvir, do que virá e do que ficou.

Muito já falamos sobre como se deu o curso, dos desafios, da criatividade e do enorme jogo de cintura que coordenadoras pedagógicas, educadoras e educandas construíram para que as informações chegassem e transformassem à vida em cada território. Porque a vida pulsa é no território, em cada comunidade, quilombo e espaço da periferia.

Não temos palavras para descrever o sentimento, dos conflitos, das preocupações, emoções. Tínhamos o medo e muitas dúvidas. Num momento em que pouco conhecíamos sobre o vírus que devastou a humanidade em pleno século XXI. Tínhamos muito medo. O curso nos deu a certeza de que não estava sozinha.

Então, nós fomos com medo mesmo. E agora a gente pode olhar para trás pra ver que nossa coletividade, nosso afeto com a outra e com o outro mudou o mundo.

E essa história de resistência, resiliência, cuidado e aprendizado está registrada na quinta publicação do Curso: o Caderno de Sistematização, disponível na aba do Espaço Pedagógico desse site, ou clicando aqui ( https://drive.google.com/file/d /1-HMEJa1u-V1SGvmhZO1r-asIja_954H-/view ).

Mais do que palavras, apresentamos agora os registros e a história que construímos juntas.

Essa é nossa semente!!