Rio de Janeiro celebra Formação de Saúde para as Mulheres
A última Feira de Saberes do Curso de Formação de Saúde para as Mulheres será realizada amanhã (18), no Sindicato dos Petroleiros, Nova Iguaçu, cidade do Rio de Janeiro. O encontro vai reunir as mais de 32 mulheres do Morro do Sossego, Morro do Preventório (Niterói) e da Zona Oeste do estado. Além das educandas, participarão da atividade, lideranças de movimentos sociais, de pesquisa e autoridades públicas. A formação é uma iniciativa do coletivo de parlamentares mulheres da Câmara dos Deputados e a Escola de Governo – Fiocruz Brasília e conta com a parceria da Fiocruz-RJ, UFRJ, do Instituto de Braços Abertos, da Rede de Mães da Baixada e da ANEPS.
Durante todo o dia as educandas e educadoras participarão de oficinas de essência, aromaterapia e sabonete além de discutirem sobre a importância do curso para suas vidas e das comunidades. No estado do Rio de Janeiro, o grupo realizou a doação mais de 35 toneladas de alimentos agroecológicos do assentamento de reforma agrária Terra Prometida, em Duque de Caxias. Os alimentos foram distribuídos pelo Coletivo de mulheres Hydras do Terra Prometida.
O Curso Livre de Aperfeiçoamento em Promoção e Vigilância em Saúde, Ambiente e Trabalho: com ênfase na saúde integral das mulheres se propunha a fortalecer e valorizar as mulheres na construção de estratégias de enfrentamento à covid-19 e suas consequências em cada território nos estados de Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Pernambuco, Rio de Janeiro e Tocantins.
Serão mantidas as ações de proteção sanitária de combate à pandemia da Covid-19, como uso de máscara em locais fechados, uso de álcool a 70% e distanciamento social.